Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Consultoria Ambiental: Estou me formando, e agora?

  Como entrar na área de Consultoria Ambiental?


   Acabei de me formar em Biologia, e agora? Por onde eu começo?
  
   Primeiro preciso te dizer o que a maioria dos profissionais dessa área vai dizer: "A coisa não tá fácil!"

   Segundo, que é difícil começar, portanto, só os persistentes conseguem - Isso é claro se você já não tiver um "QI" (Quem Indique).

   Agora, vamos parar de negatividade, e colocar a mão na massa!!!! 

   Passo 1) Escolha uma área especifica para trabalhar: Flora, Fauna, Resíduos, Bioespeleologia. No caso de Fauna ainda é preciso escolher com qual grupo de fauna se vai trabalhar, como Mastofauna (mamíferos), Quirópteros (morcegos), Avifauna; Herpetofauna (repteis), Ictiofauna (peixes), Entomofauna (insetos) são os mais comuns. 

   Ao longo de sua carreira você poderá mudar de área, então não se cobre tanto quanto a escolha. Geralmente dois fatores são determinantes para a escolha da área, afinidade e oferta de trabalho. Eu pessoalmente tenho muito mais afinidade com Fauna do que Flora, porém existe muito mais oferta de trabalho em Flora, logo eu iniciei minha carreira com Flora. Mas a escolha é sua, analise os prós e contras e defina uma área para investir e estudar.

   Abaixo principais trabalhos que um biólogo realiza em Consultoria Ambiental:
  • Flora: Inventário Florístico ou Florestal; Restauração Ecológica, também chamada de Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD); Reflorestamento; Caracterização de Cobertura Vegetal, Sistema Agroflorestal (SAF), Agroecologia...;

Coleta de dados em campo para Caracterização de Cobertura Vegetal. Foto: Bianca Arruda.
  • Fauna: Resgate e Salvamento de Fauna, Monitoramento, Inventário, Levantamento de Mastofauna (mamíferos), Quirópteros (morcegos), Avifauna; Herpetofauna (repteis), Ictiofauna (peixes), Entomofauna (insetos), Melanofauna (abelhas)...;
  • Bioespeleologia: Inventário, Monitoramento, Resgate... de vida em caverna.
  
  Passo 2) Faça seu registro no Conselho Regional de Biologia (CRBio). Atualmente o CRBio se divide em 8 regiões, entre no site do CRBio correspondente a sua região, e veja os documentos necessários para fazer sua inscrição. Estudantes que colaram grau também podem tirar registro provisório. Fazer o registro custa R$ 90,39 (2015), já a anuidade para Pessoa Física Modalidade Definitiva (que não tem empresa e possui diploma) é R$ 416,28 (2015) e existem formas de desconto. Para alegria daqueles que aguardam o diploma, estão isentos da primeira anuidade os graduados que se registrarem em até doze meses de sua colação de grau. 

   Lista de Regionais do CRBio:

Material publicitário do CRBio 04.

     Passo 3) Tire sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), muitos trabalhos exigem Carteira de motorista categoria B.

     Passo 4) Se capacitar para executar as atividades de Consultoria Ambiental. Esse é um passo importante e decisivo, e envolve experiências e/ou cursos. Conseguir experiência talvez seja o maior desafio para entrar no mercado de trabalho, por isso vamos destrinchar as possibilidades:
  • Estágios: Durante a graduação e mesmo depois de conclui-la, estágios são uma maneira de se conseguir experiência, mas são poucos os estágios remunerados ou mesmo ofertados;
  • Cursos: Sair fazendo curso sobre sua área de escolha não é exatamente uma boa ideia, os investimentos ($) não são baixos, e seu retorno não é muito garantido. Um curso ou dois na sua área é o suficiente, e priorize cursos de entidades que realizam o licenciamento ambiental, como a CETESB, INEA, IBAMA e outros. Eles são caros mas tem peso quando você enviar seu currículo.
  • Se colocar a disposição para ser Auxiliar de Campo, ajudar nos procedimentos de campo, aprendendo a metologia e ganhando prática na execução de rotina de campo. Mas mesmo isso está concorrido, já que todo iniciante está louco para conseguir uma oportunidade dessa, e muitos o fazem até de graça.
  • Mestrado: A área biológica da Consultoria Ambiental está intrinsecamente ligada aos conhecimentos acadêmicos de identificação e metodologia de campo, por isso, muitos trabalhos levam em consideração sua experiência de campo na coleta de dados primários. Algumas seleções pedem inclusive Currículo Lattes.
     Passo 5) Estar disponível a viagens e mudança de residência. Se você tem namorado(a), está quase casando, ou já é casado(a), sinto lhe informar que as chances de se conseguir um emprego/trabalho nessa área buscando apenas um local é relativamente pequena, principalmente em metrópoles. Até concursos (IBAMA, ICMBio...) disponibilizam poucas vagas para cidades grandes do Sul e do Sudeste. Ao que parece a oferta de trabalho é maior na Região Norte e Centro-Oeste.  

Caminho de atividade de campo, Manaus (AM). Foto: Bianca Arruda.
  
    Para começar tem bastante informação. Iniciar uma jornada não é fácil, mas lembre-se: "O caminho faz-se caminhando" (Fernando Pessoa).

    Qualquer dúvida, complementação, questionamento, opinião, faça um comentário.  

      

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Prático e direto! De grande utilidade!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!!!! Resumiu muita coisa e esplanou bem o assunto!!!!

    ResponderExcluir